sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Soccer Test

Hoje vou falar um pouco sobre SOCCER TEST. Esse teste é utilizado para avaliar a potência aeróbia em jogadores de futebol. Acho mais específico do que o yoyo test recovery, por conta da distância entre as linhas. No soccer test essa distância é de 15 metros, enquanto que no yoyo essa passa a ser 20 metros.



Abaixo segue um vídeo onde eu aplico este tipo de avaliação:




O SOCCER TEST é um teste de resistência desenvolvido pelo professor Turíbio Leite de Barros, para atletas de futebol, com base no estudo das exigências competitivas desse esporte. O teste consiste na realização de quatro corridas de 15 metros com intervalo de 10 segundos; o objetivo é fazer o maior número de repetições possíveis; a cada 240 metros (4 repetições) finaliza-se um estágio e com isso há um incremento de 1 km/h na velocidade de corrida no estágio seguinte; o teste começa com a velocidade de 9 km/h e termina com 20 km/h; exixte antes um período (estágio) de adaptação e aquecimento realizado a 8 km/h.
A velocidade da corrida é controlada mediante sinais sonoros (bips) gravados em um CD. O teste é encerrado quando o atleta não conseguir acompanhar a velocidade estabelecida.
O teste é realizado em campo de jogo com os atletas utilizando calçados apropriados para corrida na grama (chuteiras).
Critérios para a construção do teste
Em um estudo que analisou o perfil de movimentação dos atletas de futebol durante a partida, foi possível evidenciar que na média as corridas são realizadas em 12.3 metros, motivo pelo qual utiliza-se a corrida de 15 metros durante o teste. Os intervalos de 10 segundos devem-se ao fato de o tempo médio das paradas entre uma ação e outra serem de 8.4 segundos, valores esses representativos de um grupo de atletas profissionais do São Paulo Futebol Clube de diferentes funções táticas.
O soccer test nos fornece correlação com o vo2máx e resultados ideais por posições.

Valores por posições com referência à distância média percorrida no teste:
POSIÇÃO
DISTÂNCIA PERCORRIDA
Meias
1834
Laterais
1827
Volantes
1800
Zagueiros
1747
Atacantes
1671
Goleiros
1577

39 comentários:

Anônimo disse...

Olá Gilterlan!

Se não for pedir muito, envia-me o ficheiro de som deste teste.

o meu email é o criaguito@hotmail.com.

Sou preparador físico em portugal e estou a começar a minha carreira.

Estou disposto para qualquer discussão.

Um abraço e obrigado.

Marlon disse...

Ola porfessor Gilterlan, gostaria de saber se vc pode me enviar o audio do soccer test, pois estou querendo aplicar aqui na base do Ipatinga MG. Obrigado.

Anônimo disse...

olá gilterlan,meu nome e eduardo e estou querendo aplicar este teste aqui em apodi-rn, vc poderia me enviar o sistema sonoros deste teste, meu e_mail e e_eduardotm@hotmail.com, agradeço antecipadamente

Anônimo disse...

gostaria de saber se vc tem o protocolo pra calculo do vo2 utilizando os valores recolidos na execução do soccer test, caso obtenha , ser´qa q poderia enviar para meu email? meu email é wlbastos@hotmail.com

Nacional F.S. disse...

sou preparador físico do ad guarulhos, se possível manda pra mim o áudio do teste caro amigo, muito obrigado e sucesso.

Anônimo disse...

Olá Prof. Gilterlan Ferreira, faço parte da equipe de fisiologia do América-MG, gostaria de saber se pode me enviar o audio do referido teste e o estudo realizado pelo Prof. Turibio. Atualmente utilizo as diferentes formas do Yo-yo test.

meu e-mail é:
rafaelsoncin@yahoo.com.br

Grande abraço

Rafael Soncin

Anônimo disse...

Olá gostaria muito de ter o audio do soccer test, meu e-mail é fernandogool@hotmail.com , seria muuuito grato !!! Abraços !

Ricktex disse...

Olá professor Gilterlan, o meu nome e Ricardo e sou treinador de time aqui em Portugal. Estava lendo vários post seus aqui e adorei esse do Soccer Test, e gostaria de colocá-le em prática aqui no meu time. será possivel vc me enviar o sistema sonoro para eu poder aplica-lo no meu time (ERmesinde Sport Clube - Juvenis A)

Meu email é ric.teixeira1983@gmail.com

Sem mais assunto muito obrigado
abraço e bom natal

Josélio disse...

olá Gilterlan, meu nome é Josélio, gostaria muito de ter o audio soccer test, meu email é joselio.rocha@hotmail.com. Abraço e sucesso!

Anônimo disse...

Olá Professor Gilterlan,
Poderia me enviar o arquivo do áudio do soccer test? meu e-mail é avperes@gmail.com
Atenciosamente
Anderson Peres
Preparador físico

glaucio disse...

Olá Prof, gostaria de saber se vc tem o protocolo pra calculo do vo2 utilizando os valores recolidos na execução do soccer test, caso tenha ,poderia enviar para meu email? glaucioggc@yahoo.com.br
Obrigado.

Anônimo disse...

Olá professor, tudo bem?
Professor gostaria de saber se você poderia me enviar o áudio do soccer teste?
rafaelstucchi86@hotmail.com
Obrigado

Jonas disse...

Prof. tudo bem? Gostaria se possível me enviar o sinal sonoro do soccer test.Gostei muito através de sua explicação e gostaria de aplicar.
Meu e-mail: jonasgodoy@hotmail.com
Abraço,

Jonas Godoy

Unknown disse...

Bom dia professor Gilterlan, me chamo Rogério Oliveira, estou querendo aplicar o teste aqui na equipe Pé de Muleque - Salvador-Ba. Pode me enviar o sinal sonoro? Desde já agradeço.E-mail:rogersilva81@gmail.com

Unknown disse...

bom dia professor, o Senhor poderia enviar pra min o audio do soccer test ? dantasthi@gmail.com

Rayan disse...

gostaria de receber o audio do soccer test... meu email: djankleylima@hotmail.com

Anônimo disse...

sou preparador físico em portugal, será possível enviar-me o som deste teste.

o meu email é paulosergioliveira@sapo.pt

Marcelo Froeder disse...

BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER SE VOCE PODERIA ESTAR ME PASSANDO O SINAL SONORO DO SOCCER TEST E PLANILHAS...M.FROEDER@HOTMAIL.COM (FICO MUITO AGRADECIDO SE PUDER PASSAR)ABRACOS ATE MAIS....

Anônimo disse...

boa noite gostaria de saber se vc pode me enviar o audio do soccer teste,estou querendo aplica no sate de setembro de maceio. meu mail : adrianokabeca@hotmail.com

Anônimo disse...

Se não fosse pedir muito, gostaria de saber se vc poderia me enviar o audio do soccer test e a planilha.
meu e-mail é reinaldomattuciak@hotmail.com

Anônimo disse...

Se não fosse pedir muito, gostaria de saber se vc poderia me enviar o audio do soccer test e a planilha.
meu e-mail é reinaldomattuciak@hotmail.com

Unknown disse...

Professor não encontro o audio do test se o senhor puder me enviar desde já obrigado.
Rian_ferraz@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite Professor Gilterlan, o Senhor pode me enviar o áudio e o protocolo para cálculo do Vo2 dos valores recolhidos, para que eu possa aplicar com a equipe amadora da qual faço parte aqui em Natal, pois tenho procurado no mercado para comprar e não estou conseguindo achar, se puder ficarei muito grato. Meu email é: lider_george@hotmail.com
obrigado

Unknown disse...

Olá Gilterlan!
Gostaria de saber se pode me enviar o audio do Soccer Test?
Estou começando minha carreira como profissional na área de preparação física e gostaria de aplicar em uma equipe de futebol do interior do estado do RS, onde resido e irei estagiar.
Abraço e obrigado!

Anônimo disse...

Olá professor, tudo bem?
Professor gostaria de saber se você poderia me enviar o áudio do soccer teste?

meu email
espindola1982@ig.com.br

obrigado!

Neto disse...

SOU ESTUDANTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA, GOSTARIA DE RECEBER O ÁUDIO DO SOCCER TEST PARA ESTUDOS! AGRADEÇO A ATENÇÃO!

netiinhoduarte@gmail.com

Fabrício Silva disse...

Olá professor. Estou iniciando na carreira de preparador físico em um clube aqui da Paraíba. Se for possível o senhor me enviar o áudio do teste eu agradeço.
ftds2011@hotmail.com / ftds2011@gmail.com
Fabrício Tavares.

joao Bosco disse...

gosto MUITO de exercico físico
moro em pernambuco,ja tentei baixar o audio de todo jeito e não consegui
se possível me manda o audio do teste
joaoboscolacerda83@gmail.com
joao Bosco.

Anônimo disse...

milton,gosto MUITO de exercico físico
moro em pernambuco,ja tentei baixar o audio de todo jeito e não consegui
se possível me manda o audio do teste
micemi311104@gmail.com

r.chadad.acernutr disse...

Olá, professor!!!! Vc pode me enviar a planilha que estima o vo2 de pico dos atletas; pois, perdi a minha!!!! Prometo que aprenderei os cálculos que constam na planilha para não ocorrer mais isso!!!! Grato!!!!

r.chadad.acernutr disse...

Olá, professor!!!! Vc pode me enviar a planilha que estima o vo2 de pico dos atletas; pois, perdi a minha!!!! Prometo que aprenderei os cálculos que constam na planilha para não ocorrer mais isso!!!! Grato!!!!

Marcelo disse...

Gilterlan! tudo bem ? Meu nome é Marcelo Nunes e sou Preparador Físico aqui no Rio de Janeiro. Pode por gentileza me enviar o Audio do Soccer Test ? Se você também tiver a fórmula para obter o VO2 máx e o Limiar Anaeróbio, te agradeço !!! Do contrário só o Audio, já será de grande valia. Obrigado !!!

Fernando Junior disse...

Olá, se poderes mandar o som do soccer test e algum protocolo dele ficarei muito agradecido, grande abraço, aguardo respostas, obrigado.

email: fernando.junior.spd@gmail.com

Rilberto Mira Gomes disse...

Tudo bem professor? Gostaria de oberto o áudio do teste, se poderes me enviar agradeço, grande abraco.
Meu email é: rilbertogomes@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde professor, se possível gostaria de receber o áudio do soccer test. Fico grato pela atenção, meu email hitalovictor@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde, voce tem como mandar o audio no meu e-mail? guilhermestrass@hotmail.com
Obrigado

carlos disse...

boa noite !
sou carlos alberto
qual o valor do audio do soccer test ? carlito400m@hotmail.com

Unknown disse...

Boa noite prof. Sou Rod da categoria de base do aragominas esporte clube- pa, gostaria do pacote de áudio se possível para aplicar o teste , desde já agradeço...

Email: marcosmadje@gmail.com


Junior disse...

Gostaria de receber o áudio e as planilhas,desde já agradeço, cavalcanti.junior10@hotmail.com

Gilterlan Ferreira - Preparador Físico de Futebol - CREF 001193-G/RN. Tecnologia do Blogger.