terça-feira, 23 de março de 2010

Resultado é tudo!


Incrível como o resultado final molda a opinião das pessoas. Não importam os meios para se atingir determinados objetivos. O resultado final é que dirá se somos competentes ou não. Em caso de resultado satisfatório, não se procuram avaliar quais os meios que foram adotados. Mas em casos de derrotas sim! Creio eu que no primeiro caso a cobrança deveria ser tão ferrenha quanto no segundo, pois só assim não teríamos espaço para acomodações e principalmente para práticas obscuras e antiéticas de se conseguir tudo a qualquer custo.
Na preparação física n é diferente. Tudo se resume ao resultado final de jogo. Infelizmente a arte da preparação física n é uma ciência exata. Queria eu que fosse, pois, assim saberíamos exatamente quando erramos, o que erramos e porque erramos! A preparação física é muito complexa para ser quantificável. Dependemos de vários fatores para que a equipe possa corresponder bem dentro de campo. Dentre essas variáveis podemos citar: A- modelo de jogo adotado (MJA) por nossa equipe; B- MJA pela equipe adversária; C- alimentação (suplementação em alguns casos); D- clima; E- coerência na hora do treinar; F- técnica; G- capacidade emocional; etc...
Mas tudo o que importa é o RESULTADO FINAL, e temos que ter isso em mente sempre se quisermos continuar ''vivos'' e atuantes em qualquer área profissional.
Abraços e até o próximo post!!!

Exercício de Resistência especial

Sem muito tempo para postar, retorno depois de mais de quatro meses do último post. Hoje colocarei mais um exemplo de exercício. Esse treinamento visa o desenvolvimento da resistência especial específica do jogador de futebol. Divide-se a equipe em 3 grupos. 2 grupos estarão a jogar em um campo de dimensões reduzidas em 3 minutos cada repetição. A terceira equipe estará alternando sprints e trote (fartlak) a cada 15'' durante os 3 minutos. Pelo caminho estarão estacas e escadas de coordenação para deslocamentos variados.
Gilterlan Ferreira - Preparador Físico de Futebol - CREF 001193-G/RN. Tecnologia do Blogger.